Aprendi ao longo dos meus 39 anos nesta experiência incrível que é viver, que ao acessar o infinito particular das outras pessoas, é de bom tom, apresentar-se minimamente. Você deve ter lido quem sou, o que faço e qual função exerço atualmente na minha jornada profissional, mas você não conhece alguns detalhes da minha história.
Refletindo sobre os motivos pelos quais eu participaria deste projeto incrível que é a Maria Scarlet, pensei: eu quero dividir a minha visão de mundo, os meus aprendizados, o meu superpoder, as poucas bobagens que passam pela minha mentalidade sobre a vida. Então hoje, quero te contar como descobri algo que mudou totalmente a minha visão sobre o mundo externo e interno.
Quando me conectei com uma nova função na minha vida chamada maternidade, tudo mudou! Parece clichê, mas altera a forma como nos vemos e como vemos o mundo. Eu me descobri de uma maneira mais profunda, mais detalhada, mais madura sobre os meus tropeços, os meus acertos, as minhas conquistas, meus aprendizados, meus choros e sorrisos.
Aprendi que fracasso só existe quando a gente dá nome para ele e não aprende nada com o desafio. E isso tudo fez desabrochar em mim, o meu superpoder. É muito comum dentro da área de desenvolvimento humano, usarmos essa expressão que é um sinônimo de “maior qualidade”, já mais conhecida por você, principalmente em entrevistas de emprego.
“Aprendi que fracasso só existe quando a gente dá nome para ele e não aprende nada com o desafio.”
O mercado foi ganhando força imensa com tantas mudanças no mundo digital, que palavras novas para antigas soluções, estão cada vez mais presentes e muitas vezes, turbinadas pela automação, causando impactos na sua jornada profissional.
Voltando ao meu superpoder, é como se eu tivesse encontrado a chave do baú de ouro! Alguns anos após encontrá-lo, posso dizer que presenciei muitas pessoas passando por essa experiência e os impactos serão sempre radicais para quem o encontra e não aos interessados de plantão. O superpoder não é uma mágica, não é fórmula e sim, um estado de consciência sobre o que você faz muito bem e como você pode usar a seu favor e do próximo.
Nem sempre um superpoder se transforma em carreira, mas uma carreira pode ser muito bem impactada pelo seu superpoder. Você pode se agradar com ele ou agradar outras pessoas. Não importa se uma ou milhão de pessoas serão impactadas e nem a sua intensidade.
Simplesmente conecte-se, aceite e agradeça.
Quando em alguns treinamentos eu perguntava para as pessoas: “Qual é o seu superpoder?” Uma pausa angustiante pairava no ar e a seguinte frase passou a ser mais comum do que eu imaginava: “Superpoder? Mas eu não sei fazer nada super bem!”.
Comecei a perceber o quanto não fomos criados para buscar o autoconhecimento, o amor-próprio, a educação de carreira, financeira, emocional e assim por diante. Temas que jogamos na conta a ser paga pelo que os nossos pais não fizeram, mas que também ninguém mais fez, como o Governo, as escolas e por aí vai. Minha sugestão é que você pare de procurar um superpoder de forma que isso seja a única fonte de felicidade e coloque hoje mesmo atividades de autoconhecimento na sua rotina. Esse é um excelente caminho.
Quando identificamos o nosso superpoder, um universo diferente se expande! Parece que muitos medos desaparecem, acontecem menos aflições, a cobrança pelo perfeito muda de Ser eu mesma é como interpreto as situações, como olho para o meu jeito de ser, como aceito minha nova realidade, como acolho quem me procura, como crio minha filha, como compreendo e aceito a opinião alheia, como amo as pessoas ao meu redor, como me dedico as minhas atividades profissionais, se mostro as minhas tatuagens para o mercado corporativo ou qual estilo de comunicação eu usarei nas aulas e palestras… Quando descobri que cada ação minha contava, tudo se transformou muito profundamente.
Era como se eu fosse capaz de enxergar cada parte do meu corpo mudando de cor. Uma experiência indescritível!
A vida tem uma série de áreas para você administrar e tudo o que acontece em uma, pode impactar na outra, logo, não tem como ver o universo (sua vida e todas as áreas que a compõe) como sistemas independentes. Precisamos desenvolver o olhar para dentro, para fora e para o todo. Isso lhe ajudará na administração de todas essas áreas.
Vamos falar muito sobre carreira, mas não se engane! Quem disse que falar sobre carreira é focar em temas sobre entrevistas e promoções? Meu convite não é para que você veja as coisas fora da caixa. Meu convite é para que você dê uma bica na caixa e ressignifique tudo o que possa te tirar da direção do que te faz feliz e próspera.
“Nem sempre um superpoder se transforma em carreira, mas uma carreira pode ser muito bem impactada pelo seu superpoder.”
Esse é o meu superpoder: ser eu mesma. Isso não significa perder o bom senso, a educação, o respeito, o interesse, o cuidado ou a empatia pelo próximo e sim como ser você em diferentes situações, culturas, cenários e desafios. Respeitando sempre os limites do outro e jamais se permitindo viver algo que você não acredita. Há quem chame isso de elegância plena!
Todo esse desenvolvimento me fez iniciar a minha capacidade de transmitir conteúdos que farão você refletir e se tornar a melhor versão de você mesma. Eu estarei sempre por aqui com você, te oferecendo diferentes situações e desafios que elevarão a performance da sua jornada de desenvolvimento profissional.
Agora registre em um local privado …Qual é o seu superpoder?
Até a próxima!